sexta-feira, 27 de março de 2009

Uma actividade “brilhante”!

No dia 16 de Fevereiro de 2009, os alunos do 7.º Ano – Turma E tiveram oportunidade de assistir a uma actividade muito interessante sobre a motivação para a leitura da obra “Arroz do Céu” de José Rodrigues Miguéis.

O dinamizador da actividade, um psicólogo educacional, do Projecto Mundo Brilhante, soube cativar todos os alunos presentes e os professores acompanhantes. Usou uma abordagem que estimula a participação dos alunos e a reflexão sobre temas importantes relacionados com os contos apresentados. Através de recursos muito simples, um projector multimédia e uma tela onde nos mostrou imagens do quotidiano como, por exemplo, prendas oferecidas pelos pais aos filhos, imagens essas que nos levaram a reflectir sobre as relações familiares, entre outros assuntos.

Toda a actividade teve como objectivo desencadear nos alunos o gosto pelos livros e pela leitura, mais precisamente, no caso do 7.º E, motivar-nos para a leitura do conto “Arroz do Céu” de José Rodrigues Miguéis. Esta sensibilização também se destinava a promover o desenvolvimento de valores e atitudes importantes para a vida.

É de referir que esta actividade decorreu na Biblioteca da nossa Escola, o que facilitou a nossa presença, assim como a das outras turmas de 7.º Ano, pois não tivemos que nos deslocar para fora da nossa Escola.

Segundo a companhia Mundo Brilhante, existem cinco razões principais que explicam a pedagogia e o sucesso destas acções:

São interactivas – Os alunos é que brilham!

Projectam imagens e ilustrações apelativas;

São adaptadas às diferentes faixas etárias;

São criadas e dinamizadas por profissionais (Psicólogos Educacionais e

Animadores Socioculturais) e partem das necessidades / sugestões dos Docentes;

Comunicam com os Encarregados de Educação através de Certificados de

Participação.

Gostaríamos que continuassem a promover este género de experiências ao longo de cada ano lectivo, pois é assim que tomamos consciência de que a leitura é muito importante na nossa formação quer a nível académico, quer a nível pessoal.

7.º Ano/Turma E:

Prof.ª Helena Ferreira - Língua Portuguesa

Prof.ª Luísa Pintado - APA a Língua Portuguesa.

Sem comentários: