quinta-feira, 22 de maio de 2008

Conto em Cadeia

Conforme prometido, aqui ficam os textos produzidos pelos alunos na actividade "Conto em Cadeia", realizada no Dia do Agrupamento e dinamizada pelas Professoras Clara e Marina:

Conto 1
Injustiça, ele era inocente…


Certo Verão, na praia de Esmoriz, estava um calor intenso. Quando naquela manhã, o nadador-salvador ia mudar a bandeira, olhou para o mar e arregalou os olhos…
(Bruno Bernardes, n.º2, 7.ºB)

Viu uma pessoa no mar a afogar-se. Então, …
(Marco e Joy, 7.º D)

… preparou-se e foi tentar salvá-la atirando-se ao mar. Mas a pessoa já estava morta e o nadador-salvador teve medo de ser despedido e escondeu o corpo.
Um dia, o Pedro e o Ruizinho estavam a passear pela praia e viram uma perna. Muito assustados foram chamar a polícia, mas quando chegaram, a perna já lá não estava…
(Márcia e Sandra, 7.º A)

Então, a polícia começou a averiguar o caso. Após muitas horas de busca, a polícia deu com o morto dentro de uma gruta a poucos metros do local. Chamaram uma equipa de investigação. Ao investigarem encontraram mais corpos…
(Fábio Marques, Nelson Morais e Ricardo Coelho 9.º A)

O assassino não foi descoberto durante muitos anos, até que o nadador-salvador foi acusado dos crimes. Foi considerado culpado, mas um grupo de detectives amadores, acreditando na sua inocência continua à procura do assassino. Há cerca de um mês descobriu-se um suspeito: um homem de Arada…
(Tomás 9.º C)

Conto 2
Que sonho!

Em Setembro, o Pedro estava ansioso para conhecer a sua nova escola.
Ele gostava muito da escola, sobretudo de estar com os amigos.
O Pedro e os amigos gostavam de brincar aos enigmas. Então, um dia…
(Pedro Pinho, n.º 14, 7.º B)

…surgiu um mistério: cada dia encontravam uma peça valioso antiga.
O Pedro e os amigos tentaram resolver o mistério, mas não tinham pistas suficientes.
Uma semana depois, encontraram um baú com jóias. Observaram o baú e viram inscrito o nome:”El Rei D. Pedro I”.
Continuaram a investigar e à medida que os tempos passavam, encontravam ainda mais pistas…
(Sara Rodrigues, n.º 18, 7.ºD)

…E essas pistas levaram-nos até Espanha. Encontraram um colar com uma mensagem enigmática, em Madrid que dizia: - “É este enigma que vai desvendar o conteúdo do baú” … “Descubram… O colar tem uma pérola que vai ajudar-vos a esclarecer o enigma”…
(Juliana, n.º 10, Diana, n.º 5, Soraia, n.º 18, 7.º A)

…Esse colar levou-os a uma casa no meio de uma floresta. Essa casa pertencia à família do rei. O Pedro e os seus amigos foram a esta casa, onde encontraram muito ouro e muita prata…
(Ricardo Andrade, n.º 16, Mário Reis, n.º 11
Bruno Bernardes, n.º 2, Diogo Pereira, n.º 5, 7.º A)

Na tentativa de levar o ouro e a prata para investigar foram apanhados, mas com o medo de serem presos fugiram. Olhando para trás viram a sua alma…
(Fábio Marques e Nelson Morais, 9.º A)

De repente toca o despertador. São 7 horas da manhã do primeiro dia de aulas!
(Bernardo, 9.º A)


Conto 3
O Incêndio

A Carolina tinha acabado de entrar em férias.
Estava muito contente porque já podia ir de novo à praia, à piscina com as amigas. Mas os pais disseram-lhe que iria passar quinze dias à aldeia, a casa dos avós, o que para ela não era muito agradável porque tinha de trabalhar no campo.
Mas de repente, tudo mudou…
(Ana Carolina, n.º 1, 7.º E)

Com o seu esforço e com o seu trabalho tudo mudou na sua vida, decidindo ficar com os avós no campo. Quando os avós morreram, vendeu a quinta e mudou-se.
Comprou uma casa bem longe da sua quinta, mas começou a sentir saudades daquele espaço que tinha mudado a sua vida.
Até que um dia, …
(Rogério Daniel, n.º 17, 7.º D)


…Ouviu nas notícias que tinha havido um incêndio na sua antiga quinta. Aproveitou o momento para lá voltar. A quinta tinha desaparecido. Só se viam cinzas e pó. Mas ninguém estava lá …
(Bárbara, Cristiana, Tânia, Afonso e Ana Cláudia 7.º C)

Então ela decidiu plantar de novo árvores … restaurou a quinta e passou a dar grandes festas. Mas um dia …
(Filipa Costa, Ana Neto 7.º C)

… Apareceu um homem muito estranho com as roupas rasgadas e muitos ferimentos à sua porta pedindo ajuda. Ela acolheu-o docemente em sua casa, dando-lhe de comer, roupas novas e tratando dos seus ferimentos. Com o passar do tempo ele apaixonou-se por ela …
(Fábio Marques, Nelson Morais e Ricardo Coelho, 9.º A)

O amor que ele sentia por ela assemelhava-se ao amor de pai, de amigo mais velho. Contou-lhe que era jardineiro e agricultor e que o sonho dele, era despertar o amor das crianças pela terra, pela água, flores, borboletas, pelo sol e chuva, … e então tiveram uma ideia…
(Lúcia, Psicóloga)

A Carolina foi buscar o dinheiro que tinha guardado e juntos ajudaram as crianças de todo o mundo.
(Fábio Marques, Nelson Morais 9.º A)

Conto 4
O Poeta

O Diogo era agricultor e pastor numa pequena aldeia. Todos os dias se levantava muito cedo para realizar as múltiplas tarefas agrícolas.
Até que um dia nas montanhas viu uma luz e um homem apareceu de repente vestido de branco e com um ar assustado. Então, …
(Diogo Amorim, 7.º E)

…Então fugiu para casa, onde passou a noite toda a pensar quem era o homem vestido de branco. No dia seguinte, decidiu voltar à montanha para o procurar. Chegando às montanhas, escondeu-se atrás de um “pedregulho” e viu o homem a voar. O Diogo ficou ainda mais espantado. Nisto, …
(Victor e Alexandre, 7.º D)

… ele desmaiou e quando acordou viu o homem ao seu lado a auxiliá-lo. Assustou-se um pouco, mas olhou-o nos olhos e viu que não era má pessoa …
(Ana, Rita, Loren, Tânia e Sónia, 7.º A)

A partir daí ficaram os melhores amigos. Mas o Diogo não conseguia esquecer o facto de ter visto o homem a voar e tinha medo de perguntar. Ao ver o seu amigo desconfiado, o homem decidiu contar o seu segredo …
(Fábio Marques e Nelson Morais, 9.º A)

Sim, à primeira vista o senhor parecia assustador e maldoso, mas depois de saber do seu segredo passou a admirá-lo, era uma pessoa excelente …
(Ana Miguel e Ana Carolina, 7.º E)

- Sou a alma de Fernando Pessoa!
Ando à procura da minha Escola onde os sorrisos das crianças iluminarão o meu coração.
(Antónia 5.º F)

Sem comentários: