terça-feira, 4 de março de 2008






As leituras no Agrupamento:

Obra:
“ O Segredo do Rio”; Miguel de Sousa Tavares; Oficina do Livro.


“O Segredo do Rio”

“… Um rio que corre limpo é um milagre da natureza que não pode ser estragado...”


Interpretação da história: Palavras ditas… pelas crianças

- Porque é que as estrelas não caem do céu?
- Porque elas estão no céu a bater as asas porque estão zangadas com a lua. Porque elas nascem no céu a lua má vem lá, ela é má porque tira a comida toda das estrelas, mas ela não pode comer isso porque ela come os bolicaos todos das estrelas. Eu vou meter a lua na terra, vou fazer um buraco e meto lá a lua e ela não faz mal ás estrelas para elas voarem.
- As pessoas são muito amigas do rio e gostam do rio porque a água dá para pescar, para tomar banho e para beber. Não devemos pôr lixo na água.
- A água da Ribeira da Lage também está muito transparente como a água do rio da história do “Segredo do Rio.”
- Se a água dos rios estiver suja nós ficamos doentes e depois morremos.
- Se bebermos a água com micróbios temos que cortar a barriga para os tirar.
- O rapaz via peixes e pedras debaixo da água porque nadava com os olhos abertos e a água era transparente.
- O rio da minha rua que é na rua da Póvoa, pode ficar poluído e os barcos não conseguem flutuar mais e afundam.
- Se todos formos amigos do ambiente os rios e as montanhas são nossos amigos e os animais até ficam contentes e falam com as crianças.


“… o peixe afastou-se devagarinho pelo rio fora……O rapaz nunca mais
fora passear para a margem do rio. De repente o rio tinha perdido o seu
segredo tinha perdido a sua magia.”



“O Segredo do Rio”: As crianças… recontam a história

Era uma vez um menino que ia brincar sempre para a sua ribeira e construir cabanas com os seus amigos debaixo das árvores antigas, que dão muita sombra. Ele morava numa casinha branca muito pequenina que tinha muitas árvores de frutos à sua volta.
No verão o menino nadava no rio até à cascata e quando tinha frio deitava-se numa ilha a aquecer a barriga. Naquele rio moravam três peixes e tinha lá uma cascata e no fundo havia pedras e grutas onde os peixes dormiam. Todos podem lá nadar porque o rio está limpo porque as pessoas que ali moram têm muito cuidado porque sabem que a água é muito importante para beber. Um dia no Verão o menino adormeceu junto ao rio e viu no céu uma estrela cadente e pediu três desejos. Abriu os olhos e viu um javali que tinha dois filhotes e foi beber água ao ribeiro e o menino ficou muito caladinho.
Num dia da Primavera apareceu no lago um peixe que respirou e cuspiu água para a cara do menino e falou com ele. Perguntou ao menino se ele vivia porque o peixinho gostou daquele lago limpo e queria fazer uma casinha para viver lá dentro.
No Outono o menino ficou triste porque não havia comida, porque chovia pouco e não havia água. O pai queria pescar a carpa que morava no lago e era amiga do menino, mas o menino contou-lhe e o peixe fugiu e ficaram muito tristes na despedida e o menino deitou-se na areia e chorou muito tempo.
Um dia o peixe voltou e trouxe comida que encontrou num barco que estava naufragado. Foram as raposas e os peixes pequeninos que ajudaram a carpa a puxar do fundo do rio os alimentos para o menino e os pais comerem e assim eles já não precisavam de o pescar para comer.
O pai ficou contente e colocou uma placa a dizer que era proibido pescar e disse que os animais são nossos amigos.
Aquele rio tinha um segredo que é um peixe que fala e o menino não quer contar esse segredo a ninguém. Era um segredo do menino e do peixe.



“…Nas noites de Verão… vinha muitas vezes sentar-se ali, para se refrescar com a
brisa fresca que vinha do rio…ou então deitava-se de costas na areia e ficava a olhar as estrelas do céu, que brilhavam como se estivessem todas em festa.”



” …De repente ouviu-se um grande barulho na água…” era”…um enorme peixe que
dava um salto imenso fora de água, todo torcido como uma bailarina…”


“…conversávamos tanto, tanto que acabei a falar a língua das pessoas.” … Aquele peixe enorme e falador era uma coisa muito estranha ali no ribeiro. Se ele ficasse nunca mais poderia nadar à vontade…mas também tinha pena do peixe…”
“…- Então peixe vamos fazer um acordo. Tu ficas a morar aqui, …ninguém pode saber que tu falas a língua das pessoas…se souberem que eu falo com um peixe, vão achar que sou maluco…”


Outras situações vividas e relacionadas …com o Rio

Partimos à descoberta de um Rio na proximidade do Jardim de Infância



Desenhamos e dialogamos sobre as nossas descobertas…

Diogo –Vi outro rio ali a beira do mato e tinha água.
Liliana – Fui ao rio e vi também a água. Vimos a fábrica dos papéis e ervinha e brincamos a dar erva a ti e tu eras uma chibinha e nós até fugimos e o Rafael não lanchava e o Simão andava ás corridas e depois voltamos para a escola.
Mariana – Quando fomos ao rio ele tinha muita água e estava lá na rua da Póvoa a fábrica do papel. A água do rio vai andar, andar até chegar ao mar.
Rita – Gostei que tu fizeste um barquinho de papel pequenino e ele foi a andar no rio e passou debaixo da ponte e agora vamos todos fazer barquinhos e vamos leva-los e escrevemos os nossos nomes e eles vão todos viajar para o mar.
Filipe – Saímos da escola para ver o rio. Eu passei lá no rio muitas vezes e perguntei o nome do rio que corre abeira da fábrica dos papéis e eu vi muitas vezes o rio e visitei com o meu avô e ele disse que o rio era muito bonito. Foi de motorizada e o meu avô sabe o nome do rio mas eu não me lembrei porque ele falou muito baixo. Mas eu vou perguntar.

Voltamos … à “ Ribeira da Lage”



No início do nosso trajecto observamos belas ameixoeiras em flor …maravilhoso!



Andamos pelos carreirinhos antigos



Visitamos o nosso amigo que escutou atentamente a canção: “ Era uma vez um cavalo”



…E observou a sua passagem do outro lado da ponte…e ficou a pensar



…que talvez naveguem devagarinho até à sua foz – na Ria de Aveiro…


Este rio também tem um segredo e esse segredo é só nosso


Jardim de Infância de Macieira

Educadora:
Maria de Fátima Pinho da Silva

Alunos:
Mariana
Rafaela
Xavier
João
Filipe,
Ana Rita,
Simão
Tiago,
Leonilde
Beatriz
Anthony
Liliana
Gabriel
Bruna
Diogo

Sem comentários: