quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

CAMPEONATO DE LÍNGUA PORTUGUESA
ESPECIAL ESCOLAS


Inscreve-te enviando o teu nome, turma e nº através dos comentários (no final desta mensagem).

Regulamento
Art.º 1.º
O Expresso, o Jornal de Letras, a SIC e a SIC Notícias organizam, com o patrocínio exclusivo do Banco BPI, a quarta edição do Campeonato da Língua Portuguesa, com o objectivo de promover o bom uso da nossa língua e o gosto na sua utilização correcta, quer a nível oral quer a nível escrito.
Como na edição anterior, também na presente, de 2008, haverá uma competição paralela denominada «Especial Escolas», a que poderão concorrer todos os alunos, desde que inscritos através de um professor.

Art.º 2.º
Para o acesso aos elementos de participação, cada professor interessado em organizar os seus alunos em torno do Campeonato da Língua Portuguesa deverá efectuar o seu registo pessoal no local destinado para tal no sítio Web do Campeonato (www.linguaportuguesa.aeiou.pt), até ao dia 31 de Janeiro de 2008.

Art.º 3.º
Depois de devidamente registado, cada professor receberá uma palavra-chave que o habilita a descarregar, gratuitamente e dentro dos prazos estipulados, o teste para os seus alunos.

Art.º 4.º
A prova estrutura-se em três partes, conforme os escalões seguintes:
Primeiro Escalão - Ensino Básico, 1.º ciclo
Segundo Escalão - Ensino Básico, 2.º e 3.º ciclos
Terceiro Escalão - Ensino Secundário (10.º, 11.º, 12.º anos)
Os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico apenas preenchem o primeiro escalão; os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico preenchem o primeiro e o segundo escalões; os alunos do Ensino Secundário preenchem os três escalões do teste.

Art,º 5.º
Cada uma das três partes é composta por um texto, para se detectarem os erros, e por questionário de dez perguntas. Cada concorrente soma 3 pontos (três pontos) pela resposta certa em cada um dos textos, e 1 ponto (um ponto) por cada resposta certa às perguntas dos questionários.

Art.º 6.º
O professor tem a liberdade de organizar-se conforme entender no que respeita ao tratamento do teste em apreciação. Assim, o documento poderá constituir elemento útil de trabalho no desenvolvimento da sua actividade com os próprios alunos.

Art.º 7.º
Os 50 alunos concorrentes mais bem classificados ascenderão à Grande Final, a realizar-se no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, . Se houver necessidade de proceder a desempate, será lançada nova prova, neste caso enviada directamente aos alunos visados nesse procedimento.

Art.º 8.º
Tal como para o concurso geral, as obras de referência para as provas do «Especial Escolas» e respectiva correcção são o Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, e a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, das Edições João Sá da Costa.

Art.º 9.º
A escola que apresentar o maior número de participantes inscritos - sempre através dos respectivos professores - fica habilitada a ganhar um computador.



Sem comentários: