sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Os telemóveis e a Escola

(...) O que é certo é que o executivo francês, assim como todos os partidos da oposição, assinou uma proposta de lei que proíbe o uso de telemóveis nas escolas primárias e secundárias do país.

(...) O Governo italiano proibiu a utilização de telemóveis em salas de aula, com a aprovação de uma lei que concede autoridade às escolas para confiscar os aparelhos e aplicar castigos, incluindo a anulação de exames. A Itália torna-se assim o primeiro país europeu a aplicar este tipo de medida, que prevê sanções rigorosas no caso de incumprimento das regras. O Ministério da Educação italiano procura, desta forma, desencorajar a utilização de telemóveis nas escolas. Segundo a agência Reuters, a lei surge como uma "resposta" a uma série de incidentes envolvendo os aparelhos. Em Novembro foi divulgado na internet um vídeo, filmado num telemóvel, mostrando agressões a um aluno, por parte de vários colegas de escola. O caso impressionou a opinião pública e estará na origem da decisão.

(...) O governo grego proibiu a utilização de telemóveis nos estabelecimentos de ensino. (...) A partir de agora, os estudantes que usarem o telemóvel na escola poderão enfrentar a expulsão.

(...) O Parlamento Regional da Baviera proibiu o uso de telemóveis pelos estudantes, com efeitos já no próximo ano lectivo.(...) Além disso, o Governo daquela região alemã considera que «não há qualquer razão para as crianças terem de telefonar durante as aulas ou mesmo nos intervalos».

(...) esta é uma forma de impedir que os alunos "percam tempo a tirar fotos inapropriadas, a copiar em exames ou a escrever mensagens de texto em vez de estudarem". O Departamento de Educação norte-americano alega que a medida tomada não interfere na educação dos alunos e foi instaurada por forma a impedir que se repitam incidentes que envolvam telemóveis dentro das instalações das escolas, já que no ano passado registaram-se 2,5 mil casos de uso indevido destes equipamentos em horário escolar (nas escolas de Nova Iorque).

1 comentário:

Manuela Monteiro disse...

Muito interessante.
O telemovel é um elemento de distracção e perturbação na sala de aula.
Gostei do assunto e o blog está muito giro.